Acesso ao Diário Oficial de Goiás fica mais fácil e rápido

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O Diário Oficial Eletrônico de Goiás (DOE), um veículo da Agência Brasil Central (ABC), entra no ar na segunda-feira, dia 16. A partir de então, a automação vai começar desde o envio de matérias e documentos pelos órgãos para publicação, gestão, diagramação, geração, edição até o acesso às informações, tudo de forma eletrônica. A novidade segue determinação do governador Marconi Perillo de inovar a gestão pública e dar mais celeridade e transparência às ações do governo.

Para o presidente da ABC, Humberto Tannús Júnior, a automação do Diário Oficial representa, além de modernidade na gestão, transparência, economia, celeridade e compromisso com a divulgação dos atos públicos.

“Damos mais um passo para atender aos preceitos da Lei de Acesso à Informação (LAI), com o intuito de facilitar ainda mais, e de forma mais rápida, o acesso da população ao conteúdo da Imprensa Oficial”, frisa. “Nosso delay (atraso) atualmente é de dois dias, mas com o novo sistema, à meia-noite já estará disponível a publicação do dia anterior”, informa Tannús.

Representantes da Autopage Informática, empresa vencedora da licitação para implantação do processo de automação do DOE, afirmam que Goiás é o oitavo Estado a implantar o sistema de Diário Oficial Eletrônico. Já usam o sistema o Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará, Sergipe e Rio de Janeiro. A empresa utiliza o software lonews há 14 anos.

Com a ferramenta, cada secretaria estadual terá o login e senha para encaminhar o material por meio da internet e o próprio sistema vai formatar a matéria. Értile Rodrigues, técnico da empresa, explica que o diagramador ficará responsável apenas pelos ajustes. Luciano Scampini lembrou que o Diário Oficial Eletrônico tem assinatura digital das autoridades e, portanto, validade jurídica.

Treinamento
Nesta quinta-feira, dia 12, a Agência Goiana de Regulação (AGR) promove uma Oficina de Treinamento para os servidores da Pasta que utilizam o Diário Oficial. O gerente de Gestão e Planejamento, Bruno Batista Silva, e o servidor Gustavo Esteves Kossa, da Gerência da Secretaria Geral, estão organizando a oficina para esclarecer sobre a implantação do novo sistema de publicações da Agência Brasil Central.

Na oficina terá explicações de como criar o usuário e senha para acessar a área do publicador, pois o próprio servidor irá escolher a data, colocar o título, selecionar a categoria (ex: avisos de licitação, atos, etc) e enviar a matéria para ser publicada.
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O grande primeiro passo da comunicação oficial em Goiás se deu com o início do Diário Oficial do Estado, antes mesmo de existirem as emissoras de rádio e televisão. A Imprensa Oficial de Goiás foi fundada pela Lei Provincial, de 16 de março de 1836. No dia 3 de junho de 1837, circulou pela primeira vez o Correio Oficial de Goiás.

O Diário Oficial tem como objetivo a divulgação de decretos, portarias, convocações e tudo que esteja oficialmente relacionado ao Governo de Goiás. São atos de agências, da Assembleia Legislativa, autarquias e fundações, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Polícia Civil e Militar, publicações particulares, prefeituras, secretarias de Estado e sociedades de economia mista.

Fotos: Mantovani Fernandes