WHALE: Facebook lança novo app para fazer memes

0
561

De forma discreta, o Facebook lançou um aplicativo experimental chamado Whale, que dá ao usuário a chance de criar seus próprios memes

Os memes já se tornaram uma parte essencial da vida dos internautas, principalmente aqui no Brasil onde tudo vira um meme engraçado e interessante. Não é surpresa que algumas empresas queiram desbravar esse mundo e chegou a vez do Facebook, que lançou de forma bem tímida e discreta, o Whale, um aplicativo para criação de memes no Canadá.

Whale, criando memes no Facebook

O aplicativo foi criado pelo time de NPE (New Product Experimentation, que em tradução seria “Experimentação de novos produtos”) da empresa, e foi nomeado de Whale. Com ele, é possível fazer o upload de fotos ou até mesmo usar as que já estão salvas na galeria do aplicativo e assim adicionar frases, textos, filtros, emojis ou desenhar para que o meme fique o mais completo e engraçado possível.

Esse grupo foi criado há alguns meses pelo Facebook para que ela pudesse começar a testar novos aplicativos para completar ainda mais sua experiência no mundo das plataformas das redes sociais. Eles já testaram, por exemplo, aplicativos como o Bump, que é um aplicativo de chat que ajuda estranhos a se conectarem através de algumas perguntas específicas para quebrar o gelo.

A maioria desses aplicativos estão focados no público mais jovem, do tipo que gostam dos recursos vistos em outros apps como o TikTok ou que assistem transmissões ao vivo na Twitch. Por isso, o time do Instagram já começou até mesmo a trazer um pouco mais dessa realidade para seu aplicativo, como o filtro de cenas, lançado recentemente.

Como funciona?

Ao baixar e instalar o aplicativo, você pode escolher uma foto da galeria, tirar uma foto na hora ou escolher uma das imagens já adicionadas na biblioteca do Whale. Em seguida é hora de escolher um texto, com uma variedade de fontes e cores diferentes e podendo posicionar ao seu agrado. Também é possível adicionar outra imagem por cima, escolher emojis para enfeitar o meme e adicionar efeitos populares.

Ao final do trabalho é possível ainda salvar o meme no smartphone ou compartilhar nas redes sociais ou diretamente na parte de conversação do aplicativo. Essa, inclusive, é a ferramenta chave do Whale, uma vez que seu objetivo é justamente de criar o memes para serem compartilhados no Facebook, Instagram e outras plataformas.

Uma vantagem do Whale é que ele é totalmente gratuito, sem taxas de inscrição. Nele também é possível escolher layouts com 2, 3 ou 4 grades e até mesmo acionar uma ferramenta de desenho livre para quem quiser ser mais criativo na elaboração do meme. É possível ainda cortar e transformar o meme em um adesivo para compartilhar em aplicativos como o WhatsApp, além de colocar efeitos nas imagens como laser saindo dos olhos, vortex, entre outras.

Disponibilidade do Whale

Por enquanto o aplicativo está disponível apenas na App Store do Canadá, e ainda não se sabe quando ou se ele vai ser disponibilizado para o resto do mundo. Isso porque como o próprio nome sugere, o grupo testa alguns aplicativos que nem sempre acabam saindo da forma esperada ou ganham muita atenção do público. Um dos objetivos desses lançamentos é justamente ver como os poucos usuários reagem à proposta.

O próprio Facebook já tem histórico extenso em lançar aplicativos experimentais nas lojas virtuais e rapidamente tirá-los de lá sem aviso prévio, como aconteceu com o Slingshot, lançado em 2015 com recursos muito semelhantes ao Snapchat. Com ele, a empresa trouxe uma opção para desenhar, escrever e adicionar emojis em cima de imagens antes de compartilhar, o que na época poderia ter sido uma novidade, mas acabou não fazendo o sucesso esperado e foi retirado das lojas.