Começa hoje campanha de vacinação contra poliomielite

0
243

Cerca de 16,3 milhões de crianças brasileiras deverão tomar a vacina contra poliomielite hoje, dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, em parceria entre o ministério e as secretarias estaduais e municipais de Saúde. A aplicação das vacinas será realizada entre às 8 e 17 horas.

Esta é a primeira etapa da campanha e, segundo o Ministério da Saúde, foram disponibilizados 27 milhões de doses, distribuídos em postos de todo o País. A meta, informou o ministério, é atingir 95% dos municípios brasileiros. As doses distribuídas permanecerão nos postos durante o período de um mês. Uma segunda etapa da campanha já está programada e acontecerá no dia 25 de agosto.

Esta campanha tem como foco a prevenção da doença e é direcionada a todas as crianças brasileiras, mas, principalmente, para aquelas de baixa renda que vivem em locais onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Segundo dados do Ministério da Saúde, o País não registra casos de poliomielite há 18 anos. O Ministério lembra também que o Brasil recebeu em 1994 um certificado internacional de erradicação da transmissão do poliovírus, que causa a poliomielite.