Médica desbanca mitos sobre saúde feminina; veja oito

0
466

A médica canadense-americana Jen Gunter virou uma caçadora de mitos sobre a saúde da mulher. Na visão dela, centenas de anos de desinformação serviram para que homens controlassem e oprimissem as mulheres.

“Se o objetivo é oprimir as mulheres, fazendo com que sempre tenham que se preocupar com seus corpos — que são normais —, a desinformação é uma ferramenta muito eficaz”, afirma. Agora, para ela, uma indústria inteira de “bem-estar” perpetua esses mitos e cria novos para vender seus produtos.

Seu objetivo, como ela diz no início do livro que lança agora em inglês, The Vagina Bible (A Bíblia da Vagina, em tradução livre), é empoderar todas as mulheres com informações precisas sobre a vagina e a vulva.

“Pensei: ‘Meu Deus, se é difícil para mim, que sou médica, como o resto das pessoas faz para encontrar informações?'” São 400 páginas respondendo a dúvidas das mais simples (o que é vagina?, o que é vulva?) às mais complexas (qual é a verdade sobre a vacina de HPV?).

Gunter ficou famosa nos Estados Unidos por ter brigado publicamente com a atriz Gwyneth Paltrow, ganhadora do Oscar por Shakespeare Apaixonado que virou uma espécie de “guru” com um blog sobre saúde e bem-estar e uma empresa que vale milhões de dólares.